Foto: Elton Saldanha |
Eduardo Rocha Paz, natural de Dom Pedrito, criado entre o Brasil e o Uruguai e tendo uma relação direta com a vida no campo. Desde pequeno admirava trabalhos que retratavam a vida rural, como obras de Molina Campos e os calendários da Ipiranga desenhados pelo Berega.
Seu grande encontro com a fotografia foi em 1998 no jornal
Folha da Cidade, quando teve a honra de conhecer Roberto Santos, fotógrafo que
na época trabalhava no jornal Correio do Povo, em Porto Alegre. Depois disso em 2006 começou a estudar fotografia na Ulbra e participou de vários cursos de lá pra cá. Em 2008 realizou seu primeiro trabalho com os Cavaleiros da Paz, acompanhando o grupo pela Patagônia, África e Canadá.
Quando questionado sobre a inspiração para fotografar Eduardo diz: "Uma forma de deixar registrado e de divulgar a vida no campo. O cotidiano que nossos antepassados viveram e que diversas pessoa ainda vivem, que representa nossa essência. Em algum momento todos tivemos alguma ligação com o campo, um avô, um pai, um tio... alguém esteve ligado ao rural."
A parceria com Gujo começou em 2011 com o calendário Vidas Rurais que Eduardo produziu junto com a Impressos Portão, onde poetas e artistas escreviam sobre suas fotos. Gujo era um dos artistas e desde então desenvolvem e realizam juntos projetos culturais.
O livro "Os Olhos do Campo" é um destes projetos realizados pelo fotógrafo de Dom Pedrito e o poeta de Lavras do Sul. Uma obra que fala de amor, saudade e alegrias, é baseado nos cinco sentidos de uma forma poética, e por isso impactante.
Bazar Gaúcho/divulgação |
Para Maurício Perucci, diretor regional da Claro, empresa parceira da obra, fotografia e poesia são, indubitavelmente, formas de expressão complementares.
“Filtrados pelas lentes de Eduardo Rocha, os cenários gaúchos rimam sensações com a mesma delicadeza com que os poemas de Gujo Teixeira materializam lindas imagens em nosso subconsciente. A obra 'Os Olhos do Campo' combina a excelência de duas formas artísticas e nos propicia uma experiência única”, escreve Maurício.
Bazar Gaúcho/divulgação |
Segundo Eduardo a obra foi uma união de duas artes. "Deu um brilho para as fotos e para os poemas. As pessoas vão ver cenas do campo, com ovelhas, cavalos, vacas. E ainda podem ler o que normalmente estão acostumadas a ouvir nas vozes dos cantores."
Bazar Gaúcho/divulgação |
A venda do livro "Os Olhos do Campo" é exclusiva do Bazar Gaúcho, adquira aqui.
Mais informações do fotógrafo Eduardo Rocha, como agenda e eventos veja em seu site oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário