quinta-feira, 11 de abril de 2013

Everson Maré - Sinceridade

Imagens do clipe Sinceridade, Projeta Produtora 

O músico, cantor e compositor Everson Maré concedeu uma entrevista ao Bazar Gaúcho para falar de sua carreira e dos novos trabalhos. O artista gravou nos últimos dias seu primeiro clipe que está para ser lançado. Confira a entrevista abaixo e saiba mais sobre sua trajetória musical e a parceria com nossa loja. 


-Como começou tua trajetória musical?
"Comecei aos 13 anos de idade tocando em grupos de baile. Lembro que precisei de uma autorização do juizado de menores para poder atuar como músico, pois na época a fiscalização era rigorosa neste aspecto. Era um tempo em que usar bombacha era considerado coisa de “grosso”, e com freqüência éramos chamados assim, e muitas vezes fui proibido de entrar em alguns lugares pelo fato de estar pilchado. Mesmo assim , sempre acreditei em nossos valores culturais, fazia questão de usar pilcha, compunha minhas músicas, estudava música e procurava me manter atualizado. Alguns anos depois, passei a dar aulas de música na Casa de Cultura João Simões Lopes Neto em Pelotas, e mais tarde fui convidado para integrar o conjunto musical Os Serranos, no qual permaneci por bastante tempo. No ano em que passei a integrar Os Serranos, foi criada a lei do Livre uso da Pilcha. Foi assim que comecei, não apenas com a preocupação de ser músico, mas com os olhos voltados para algo mais,  o direito de ser o que  realmente somos, sem os rótulos do preconceito, que graças a Deus, atualmente não existem mais."

 -Quem foram tuas referências musicais?
"As referências foram muitas e variadas, com a intenção de absorver novos conhecimentos  musicais que me permitissem melhorar o que eu fazia. Porém nunca tomei como referência nenhum artista , mas sim o resultado do trabalho de tais artistas, o que sempre  me levou a ouvir de tudo, e além de ouvir, ir a campo pesquisar a respeito. Quando passei um tempo no Uruguai, não voltei sem aprender candombe, nas idas a Argentina, sempre volto com novos conhecimentos sobre zamba, chamamé e chacarera. A meu ver referência musical não é copiar nem tomar como base, mas sim entender a estruturação musical, a fim de colocá-la em prática conforme o estado de espírito."     


-Quando surgiu a idéia de gravares o CD Sinceridade?
"Surgiu  em 2011. Neste ano eu ganhei muitos prêmios em festivais de música nativista, que vieram a se somar a outros conquistados ao longo da trajetória musical, e então pensei: Já toquei com tanta gente, já gravei com outros, e nunca  gravei um trabalho que fosse meu. Então fui a luta, e com o apoio de grandes amigos  gravei meu primeiro CD, o Sinceridade, lançado pela Gravadora Vozes. E para completar essa grande alegria, recentemente  integrou-se ao projeto a equipe da Gente Gaúcha Produções, para tratar da divulgação  deste trabalho e do agenciamento  de shows. Mais uma vez a vida me surpreende, mostrando que sempre é tempo de buscar e viver novas experiências."

-Quais os critérios pra selecionar as músicas do álbum?
"Acho que o critério adotado foi estado de espírito. Acredito que a música tem muito disso, estado de espírito. Procurei colocar isso no CD, tanto que a maioria das  melodias e arranjos foram criados no estúdio mesmo, exceto as que regravei. É isso, acompanhado de amor e respeito pela música Gaúcha."

-O que mais te emocionou no disco?
"Tudo foi emocionante pra mim, mas vou destacar três coisas:
1°- Cantar a música que dá título ao CD; Sinceridade, foi difícil cantar essa música no estúdio, eu sempre me emocionava no refrão a ponto de nem conseguir cantar, e  ao vivo por aí, ainda  acontece de embargar a voz.
2°-  Tem uma música no CD que se chama Milonga em Tempo de Seca, e com ela eu presto uma homenagem sutil ao Cantor e amigo José Claudio Machado. Milonga em Tempo de seca é uma continuação da conhecida Milonga Abaixo de Mau Tempo, e foi emocionante gravar, ainda mais que eu queria a participação do Zé nessa música, mas não foi possível, ele adoeceu gravemente e  nos deixou tempos depois. Então eu cantei ela no CD, e quem escutar irá notar a voz embargada.
3°- Ver o CD pronto, com arte gráfica e tudo, isso foi muito bom, ver que tudo estava como eu queria, me senti orgulhoso."

-Como enxergas o movimento musical do Rio Grande do Sul?
"Não vejo como um movimento, vejo como um universo musical que se divide em alguns seguimentos. Para ser de fato um movimento precisamos nos organizar de melhor forma. Todo o movimento precisa de ideologia e filosofia definidas, e ainda estamos em processo de definição dessas coisas na medida em que ainda se discute o que pode e o que não pode, o que é certo e o que não é, o que é autêntico e o que não é. Por isso formamos um universo musical dividido em seguimentos, todos eles promissores por revelarem novos talentos a todo o momento, mas carentes, precisando de mais produção cultural, de mais oportunidades, de assessoria de imprensa que lhes proporcione maior acesso a mídia, de mais profissionais que cuidem do agenciamento... enfim, acho que ainda tem água pra cruzar em baixo da ponte, mas uma coisa é certa, temos talento de sobra e gostamos de cantar o que é nosso, e isso é fundamental."

-Com te relacionas com as redes sociais, pra divulgar teu trabalho?
"Confesso que não sou muito bom nessas coisas, embora atualmente isto seja muito importante. Também não tenho muito tempo disponível para tal. Mas tenho me esforçado ao máximo para melhorar nesse aspecto, afinal, trata-se  de uma importante ferramenta, não só para divulgação em tempo real, mas também para conversar com as pessoas, trocar idéias e aprimorar conhecimentos."

-O Bazar Gaúcho tem encurtado as distâncias entre os artistas e o público,  achas importante que teu trabalho chegue mais longe, com esse tipo loja web?
"Sem dúvida, acho  importantíssimo. Essa é uma forma moderna e eficaz de o artista não somente divulgar seu trabalho, mas  também  de manifestar sua opinião publicamente. Por isso, quero aproveitar para agradecer ao Bazar Gaúcho  pela valiosa oportunidade. Mil gracias."

-Um sonho...
"Que eu possa cantar e tocar enquanto viver."

-Uma palavra...
"Sinceridade."

-Deixa uma mensagem pra o público que visita o Bazar Gaúcho
"Que  visitem sempre. Ao visitar o Bazar Gaúcho, estarão com certeza prestigiando e valorizando nossa cultura em todos os aspectos e em todas as suas formas de manifestação.
Somos donos do nosso destino a partir do momento que nos tornamos donos de nossa própria cultura.
Um grande abraço a todos!!!"

Mais informações sobre a carreira do artista pode ser encontrada em sua fan page.
O CD Sinceridade você encontra em nossa loja.

Fique atento em nossa mídias para conferir o clipe da música Sinceridade, que em breve será lançado. 

3 comentários:

  1. Muito boa a entrevista....gosto muito do trabalho do Maré.....parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Exelente entrevista , muito boa mesmo ! Grande Maré ! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Comentar, ou dizer algo sobre uma pessoa com esta sensibilidade é difícil, e ao mesmo tempo, fácil, ele poe o coração no que faz e diz, Maré, amigo tu mereces o sucesso, e o que estas começando a colher será duradouro, tua trilha é de luz e extensa. Cinchado abraço!



    ResponderExcluir